top of page

Por que nem todo mundo consegue dormir bem? Saiba o que fazer

  • Foto do escritor: Monica Levy Andersen
    Monica Levy Andersen
  • 13 de mai.
  • 2 min de leitura

Nossa sociedade está em débito crônico de sono. Precisamos valorizar’, alerta Monica Andersen, professora de medicina e biologia na Unifesp.



Nos casos em que não há diagnóstico de distúrbios mais sérios de saúde, mudanças comportamentais conhecidas como "higiene do sono" já podem ajudar e muito a obter um descanso reparador: ações simples como deixar as luzes da casa mais baixas, evitar equipamentos eletrônicos e ter regularidade podem ajudar na tão sonhada noite perfeita e restauradora. (Leia mais abaixo)

Receita da higiene do sono Você sente que tem dificuldade de iniciar o sono? Talvez seja a hora de olhar para a sua rotina e começar a adotar a receita básica da chamada higiene do sono. Desenvolver hábitos noturnos saudáveis pode ajudar a ter mais sucesso na hora de dormir:

Vá para a cama com sono e saia da cama se não conseguir dormir após 30 minutos;

Não leve eletrônicos para a cama (celular e tablets) e tente desligar a TV;

Mantenha o quarto escuro e silencioso, em uma temperatura confortável. Não consegue dormir no escuro total? Prefira as lâmpadas amarelas, vermelhas ou laranja;

Evite o uso de medicações para o sono sem prescrição médica. Melatonina também só com indicação;

Evite discussões ou atividades estressantes antes de dormir;

Realize atividades prazerosas e que proporcionem relaxamento ao corpo e mente, como ler um livro, meditar, ouvir música;

Evite café e bebidas alcoólicas próximo do horário de dormir;

Faça refeições leves à noite;

Não deixe o relógio ao lado da cama;

Tenha uma rotina: vá para a cama e acorde na mesma hora todos os dias.

O que você faz ao longo do dia também pode impactar na qualidade do seu sono. Por isso, evite os cochilos tardios, mantenha uma alimentação saudável e faça exercícios regularmente (40 minutos de treino aeróbico ou resistência 4x por semana ajudam no sono). (Leia mais abaixo)

 
 
 

Comments


logo_inst_sono_png.png
Logo_Afip_png.png

Conteúdo selecionado pela biomédica Monica Levy Andersen, professora e chefe da disciplina de Medicina e Biologia do Sono do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e diretora de Ensino e Pesquisa do Instituto do Sono de São Paulo.

Mônica_Andersen-3283_editado.jpg
bottom of page